segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Curiosities About England

Tourism

O turismo é uma das maiores indústrias no Reino Unido - um valor aproximado de US $ 127,9 bilhões. Ela emprega mais de 1,5 milhões de pessoas (7 por cento de todos os empregos), em hotéis, restaurantes, bares, agências de viagens, museus, etc.

A Inglaterra, e especialmente Londres, está entre o destino mais comum entre viajantes. A capital britânica, e cidade mais importante, tem observado um crescimento constante de turistas, graças ao remanejamento da política do planejamento da cidade. Prova disso, é a enorme reforma do Dome, ou a nova Galeria Tate. Isso tornou possível que Londres voltasse a ser uma das maiores cidades do mundo. Outro ponto interessante na Inglaterra são suas paisagens rurais, o famoso campo da Inglaterra e suas cidades atraentes, repleta de pequenas pousadas de interior, típicas tavernas, fazendas e mansões. Sem esquecer, é claro, da magnífica costa, penhascos e praias tranqüilas, e cidades que foram, e continuam sendo, sede das famosas universidades, como Oxford e Cambridge.


Londres

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Importante há quase dois milênios, a cidade é um dos maiores centros financeiros do planeta, e sua participação na política, na cultura, no entretenimento, na moda e nas artes ratificaram seu status de cidade global. A cidade é uma das metrópoles mais povoadas da Europa. Sua população é umas das mais cosmopolitas do mundo, absorvendo a cultura, a religião e o idioma dos mais diversos povos. A cidade é um ponto de conexão internacional de transporte aéreo e um destino turístico popular, contando ícones como a casa do Parlamento, a Tower Bridge, o Palácio de Buckingham, o Museu Britânico, a Galeria Nacional e, atualmente, o recém reinaugurado Estádio de Wembley.

Os principais pontos turísticos ficam em West End, e compreendem as grandes lojas de Oxford Street, lojas de luxo em Knightsbridge e Bond Street (onde se encontra a famosa loja de departamento, Harrod's, e lojas das grandes grifes), teatros e locais como o Soho, Covent Garden, Mayfair, Piccadilly Circus e Leicester Square. Os monumentos mais conhecidos são a Abadia de Westminster junto ao Big Ben, as Casas do Parlamento, o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge, a Torre de Londres, o London Eye, a Catedral de São Paulo, a National Gallery, a Tate Gallery e Parques Reais de Londres (entre eles o Hyde Park).




Abadia de Westminster




Big Ben


Estátua de Bono Vox,
no museu de cera Madame Tussaud


Palácio de Kesington


Tower Bridge



London Eye



Cambridge

Cambridge é uma antiga cidade inglesa, sede do condado de Cambridgeshire. Situa-se a aproximadamente 80 quilômetros de Londres Graças ao intenso comércio, representado pela exportação de lãs, tecidos e produtos agrícolas, Cambridge enriqueceu, e, ainda no séc. XIII, assumiu novo papel: o de centro universitário. Ao primeiro college (faculdade), o de Peterhouse, fundado em 1284, foram-se seguindo outros, chegando ao total de 19 colleges para homens e dois para mulheres. Alguns deles são especialmente afamados, como o Christ College, onde Erasmo ensinou teologia, o King's College, de belíssima arquitetura, salientando-se sua capela orgival, do séc. XV, o Queen's College, o Trinity College, a que pertenceram Francis Bacon, Byron e Newton e o Corpus Christi College. Ao contrário de Oxford, sua tradicional rival, Cambridge foi muito pouco atingida pela industrialização, mantendo a atmosfera de cidade universitária em toda a sua pureza. A vida da cidade, praticamente, limita-se às atividades direta ou indiretamente ligadas à população estudantil, quase se despovoando nos períodos de férias escolares. Com os colégios recobertos de vegetação alinhados ao longo do rio, os verdes gramados e campos de esporte, a par da riqueza de sua arquitetura, Cambridge é uma cidade extremamente bela, que o turismo tem sabido aproveitar de todas as maneiras.
O censo de 2001 contou 108.863 habitantes em Cambridge, dos quais 22.153 eram estudantes.

Universidade de Cambridge






Liverpool

Liverpool é uma cidade do Merseyside, no noroeste da Inglaterra, no lado norte do estuário do Mersey. A cidade está localizada no extremo sudoeste do condado tradicional de Lancashire. Na década de 1960, Liverpool ficou na "moda" por causa de quatro rapazes: John, Paul, George e Ringo, amantes do rock'n'roll americano, que reinventaram a música e fizeram (e ainda fazem) sucesso no mundo inteiro: The Beatles. Nos esportes, O Everton FC e o Liverpool F.C., fazem um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo, o Everton versus Liverpool. Liverpool também foi o porto de registro de transatlânticos como o RMS Titanic.



Oxford

Oxford é uma cidade e distrito de governo local do condado de Oxfordshire, Inglaterra, com uma população de 134.248 habitantes (censo de 2001). A Carfax Tower é normalmente considerada o centro da cidade. Está situada às margens do rio Tâmisa, que aí é chamado de rio Ísis. Oxford, a cidade dos "Dreaming Spires", é famosa mundialmente pela sua universidade (Universidade de Oxford) e lugar na história. A Universidade de Oxford é a mais antiga das universidades de língua inglesa, e é considerada uma das 5 melhores universidades do mundo. Um engano comum cometido por turistas recém-chegados é perguntar onde fica o campus da Universidade de Oxford, que na verdade não existe, como em universidades modernas, mas sim é composto por cerca de 40 colégios espalhados pela cidade. Dentre os mais antigos e famosos colégios encontram-se Magdalen [maudlin] College, New College, Christchurch, St. Johns, Brasenose e All Souls. Entre seus famosos alunos destacam-se então futuros reis, presidentes e outros famosos estadistas além de estudiosos, cientistas, escritores, ganhadores do Prêmio Nobel e demais. Dentre esses podemos citar Bill Clinton, Tony Blair, J. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley, que deu o nome ao famoso cometa, Robert Hooke, Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Manfred von Richtofen (o Barão Vermelho) e Oscar Wilde. Por mais de 800 anos, foi um lar da realeza e estudiosos, e desde o século IX oficializada cidade. No século XVII, durante a segunda guerra civil Inglesa, foi sede da corte do rei Carlos I, então refugiado de Londres pelos parlamentaristas. Como consequência, houve diversas batalhas ao longo de 5 anos onde o exército roialista atacava ou defendia-se do parlamentarista e refugiava-se em Oxford até sua derrota e consequente fuga de Carlos I em 1646. A fama de cidade universitária inglesa é dividida com sua eterna rival, Cambridge. Recentemente, um de seus "colleges", o Christchurch College, foi escolhido para servir de cenário para filmagens do filme Harry Potter. Oxford também foi berço de livros importantes e famosos na literatura mundial, como Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, e muitos outros. O pub The Eagle and The Child era até um dos lugares preferidos de Tolkien.


Universidade de Oxford




Nottingham

Nottingham é uma cidade do cerimonial condado de Nottinghamshire, Inglaterra. A sua área urbana é a maior da região dos East Midlands, na Inglaterra.
A cidade é famosa mundialmente pelas suas ligações com a lenda de Robin Hood, atraindo turistas para Sherwood Forest , Nottingham Castle e The Tales of Robin Hood na Maid Marian Way.


Palácio de Nottingham




Política

A Inglaterra não tem nenhum governo ou corpo de representantes independente do Reino Unido.
A Inglaterra é uma Monarquia Parlamentarista, com um parlamento que possui a autoridade de criar leis e providenciar obras públicas. O chefe de estado tem uma função meramente representativa e diplomática, não possuindo qualquer gênero de poder executivo.
O regime parlamentar implica a existência de um primeiro-ministro que é eleito pela maioria do parlamento.

Atual chefe de Estado:
*Elizabeth II do Reino Unido

Atual chefe executivo:
*Primeiro-ministro Gordon Brown



Esportes

A Inglaterra é considerada a mãe do futebol moderno. Embora os historiadores tenham divergências quanto à origem do esporte, com pistas levando à Itália, ao Japão, à China e à América Central, entre outros rincões, todos concordam que as primeiras regras oficiais do que se conhece hoje como futebol foram criadas na Universidade de Cambridge, em 1863. Antes disso, o esporte caminhava junto ao rúgbi no país, sem organização e com jogos muito violentos. Os estudantes universitários exigiam regras mais uniformizadas. Logo, decidiram-se nove regras oficiais - uma delas proibia tocar a bola com a mão - na reunião histórica que deu origem a Football Association (FA), federação de futebol da Inglaterra. Desde então, cartilhas foram distribuídas pelos clubes e escolas locais e o esporte começou a ganhar popularidade. Hoje, são sete milhões de praticantes na Inglaterra, mais cinco milhões nas escolas. Há 37.500 clubes afiliados a FA e a Liga Inglesa é uma das mais ricas do mundo, além de ser o segundo campeonato mais visto no planeta. Os ingleses também levam o crédito por espalhar o futebol pelo mundo. Na história do esporte em vários países, sempre há uma referência a ingleses, sejam navegadores, comerciantes, ferroviários ou imigrantes em geral. Em alguns locais, habitantes do próprio país que iniciaram a prática, mas inspirados pela Inglaterra. Não é de se estranhar que a modalidade também seja conhecida como “esporte bretão”. Talvez por serem os criadores do futebol moderno, os britânicos foram também os primeiros medalhistas olímpicos do esporte, quando faturaram o bicampeonato em Londres-1908 e em Estocolmo-1912. Desde então, porém, não conseguem sequer o bronze. Apesar de ser uma força mundial, a Inglaterra jamais conquistou a Eurocopa e só venceu uma Copa do Mundo, em 66, jogando em casa.


Londres

Londres foi sede duas vezes dos jogos olímpicos, em 1908 e 1948. Em 2005, Londres foi escolhida pela terceira vez para sediar os Jogos Olímpicos, o que acontecerá em 2012.
Na cidade de Londres localiza-se o Estádio de Wembley (estádio de futebol) construído em 1924, que hoje é um dos maiores estádios de futebol do mundo e o mais moderno ja construído. A cidade abriga ainda 12 clubes de futebol profissional, sendo que cinco deles atuam na primeira divisão do campeonato inglês e possuem milhares de torcedores ao redor do mundo. São eles o Arsenal, Fulham, Tottenham Hotspur, West Ham United e Chelsea. Outros clubes da cidade são o Charlton Athletic e Crystal Palace, que atualmente estão disputando a segunda divisão. O filme Green Street Hooligans (Hooligans no Brasil)retrata muito bem como funciona o cotidiano das firmas (torcidas organizadas) dos clubes londrinos. O filme ficou mundialmente famoso após seu lançamento e é considerado um dos mais bem sucedidos sobre futebol.
Londres é sede também de uma das mais famosas competições esportivas de tennis. O Torneio de Wimbledon disputado no All England Club no subúrbio da cidade.


Carros e Transporte

A rede de ônibus da cidade funciona por 24 horas seguidas e carregam mais passageiros do que o metrô. Possui 700 rotas espalhadas pela cidade. Assim como os táxis, o ônibus são um símbolo da cidade principalmente os de dois andares, chamados de routemaster.
O táxi preto de Londres, chamado de cab, é um dos símbolos da cidade. O primeiro táxi motorizado de Londres lançado em 1897 chamado "Bersey", era alimentado por energia eléctrica e era chamado "Hummingbird" (colibrí) por seu ruído, mas a autonomia do veículo era demasiado limitada. Em 1903 foram introduzidos os primeiros táxis a gasolina, dos quais o primeiro exemplo é a "Prunel", de produção francesa.
A versão moderna dos "Black Cabs" é chamada "TX1", que segue a linha do velho "FX4" mas com um interior muito mais moderno.
Apesar do nome, hoje em dia, os black cabs podem ser também verdes, rosas, amarelos ou azuis.







Routemaster



British English x American English

Apesar de haver muito mais variedades do Inglês, o inglês americano e o inlgês britânico são os mais ensinados na maioria dos cursos e programas. Concorda-se que não existe a versão mais certa ou mais errada, havendo apenas uma preferência quanto ao uso.


Differences Between American and British English


*Use of the Present Perfect

No inglês britânico o Presente Perfeito é usado para expressar uma ação que ocorreu em um passado recente e que ainda tem ligação com o presente momento. Por exemplo:

I've lost my key. Can you help me look for it?

No inglês americano, o seguinte também é possível:

I lost my key. Can you help me look for it?

No inglês britânico, a frase acima seria considerada incorreta.


*Possession

Há duas formas para expressar posse em Inglês. "Have" ou "have got".

*Do you have a car?
Have you got a car?

*He hasn't got any friends.
He doesn't have any friends.

*She has a beautiful new home.
She's got a beautiful new home.


As duas formas estão corretas, porém os britânicos preferem usar "have got" (have you got, he hasn't got, etc.) e os americanos, "have" (do you have, he doesn't have, etc.).


*The Verb Get

O particípio passado do verbo get é "gotten" no inglês americano. Já no inglês britânico, o particípio passado é "got". Exemplos:

*He's gotten much better at playing tennis.

*He's got much better at playing tennis.


*Vocabulary

Provavelmente, as maiores diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano estão no vocabulário. Algumas palavras significam coisas diferentes nas duas variedades. Por exemplo:

*Mean
-Inglês americano: angry, bad humored
- Inglês britânico: not generous, tight, fisted

*Rubber
-Inglês americano: condom
-Inglês britânico: eraser


*Prepositions


Há algumas diferenças nos usos de algumas preposições:


*American English

On the weekend
On a team
Please write me soon

*British English

At the weekend
In a team
Please write to me soon


*Pronúncia e Ortografia


*Either - Os americanos pronunciam "ider", enquanto os britânicos pronunciam "aider".
*Dance - Os americanos pronunciam "dence", enquanto os britânicos pronunciam "dance".
*Car - Os americanos pronunciam "car" com o R no estilo "mineiro", enquanto os britânicos pronunciam "cáa".

*Garage - Os americanos pronunciam "garáaage", enaquanto os britânicos pronunciam "gárage".



*Algumas Frases


*What team do you root for? (Inglês americano)
*What team do you support? (Inglês britânico)

A gíria inglesa "I could murder a fag" (eu quero um cigarro), nos Estados Unidos pode ser mal interpretada, pois por lá significa "Eu quero matar um gay".


*Algumas palavras



PORTUGUÊS


Apartamento
Avião
Cinema
Farmácia
Fila
Futebol
Gasolina
Mamãe
Metrô
Sobremesa
Celular

INGLÊS AMERICANO

Apartment
Airplane
Movie theater
Drugstore
Line
Soccer
Gas (gasoline)
Mom, mommy
Subway
Dessert
Cell Phone


INGLÊS BRITÂNICO

Flat
Aeroplane
Cinema
Chemist's
Queue
Football
Petrol
Mum, Mummy
Underground, tube
Pudding, dessert
Mobile Phone




*Diferenças na ortografia


American English(AE) British English(BE)

AE - Center, theater, liter, fiber
BE - Centre, theatre, litre, fibre

AE - Realize, analyze, apologize
BE - Realise, analyse, apologise

AE - Color, honor, labor, odor
BE - Colour, honour, labour, odour

AE - Defense, offense, license
BE - Defence, offence, licence

AE - Program
BE - Programme

6 comentários:

Anônimo disse...

É importante conhecermos mais sobre países que falam a língua inglesa, suas curiosidades, os diversos lugares turisticos e suas grandes universidades. É interessante termos conhecimento sobre a política e a parte esportiva do país. Sabermos as diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano pode nos ajudar em vários momentos. ;*

Anônimo disse...

É interessante estudarmos mais sobre aa curiosidades existentes em países como a Inglaterra. Sabermos mais sobre a língua inglesa e a diferença entre o inglês britânico e o ameriano. Sobre as diversas universidades e locais históricos importantes. =D

Anônimo disse...

Conhecer a cultura de qualquer país vai muito além de observar as festas, as vestimentas, os costumes das pessoas. É fato que a cultura interfere em diversas áreas, desde o jeito de falar até o modo de pensar ou agir. E com o idioma não é diferente - a depender da região onde se fala, ele sofre mudanças significativas. Sendo uma das línguas mais influentes hoje em dia, o inglês é adotado como "língua mãe" em diversos países, como nos Estados Unidos da América, Inglaterra, Nova Zelândia. É certo que em cada um desses países o inglês sofre variações. Na Europa, costuma-se falar o inglês britânico, por causa do Reino Unido. E o chamado inglês americano também é muito falado. Não há o jeito mais certo de falar, mas é importante conhecer algumas diferenças que existem entre o inglês britânico e o americano - uma ou outra expressão que normalmente é falada em um país, pode tornar-se pejorativa em outro.
A cultura inglesa atrai pessoas do mundo todo, estejam elas interessadas em construções tradicionais de grande valor histórico, como as universidades de Cambridge e de Oxford, ou interessadas em lazer, visitando o Museu de Cera Madame Tussaud ou o London Eye. E essa é apenas uma das formas da difusão do Inglês.
Daí a importância de se conhecer a cultura de determinado lugar para entender as interferências da mesma no idioma principal.

Anônimo disse...

A ingraterra, como se percebeu tem um grande fluxo de pessoas de todas as partes do mundo ataídas seja pela arquitetura, pelas atrações musicais, as melhores possibilidades de estudo, enfim pela agitada vida cultura dos britânicos. Um setor que tem crescido bastante na Inglaterra e que tem proporcinado a ida de muitos brasileiros que querem estudar no exterior, atráz apenas do Canadá e da Austrália, e essa preferência tem motivos... O país abriga algumas das faculdades mais bem sucedida: Oxford, Cambridge, Sussex... Existem também centros, espaços turísticos como: o ônibus de dois andares, as cabines telefônicas, o Palácio de Buckingham, o Big Ben ... entre tantas outras atrações que merecem ser visitadas.
A política difere da do Brasil, possui um parlamento responsável pela criação de leis e construção de obras. O chefe de Estado(Elizabeth II) possui função representativa, não exercendo cargos parlamentares.
Mesmo sento considerado um país cinza, as cores, as construções, o clima ... proporcionando contrastes tanto nos lugares como nas pessoas encontradas.

Anônimo disse...

A Inglaterra, e especialmente Londres, está entre o destino mais comum entre viajantes. A capital britânica, tem observado um crescimento constante de turistas .Outro ponto interessante são suas paisagens rurais, o famoso campo e suas cidades atraentes, repleta de pequenas pousadas de interior, típicas tavernas, fazendas e mansões.

Segundo Ano Oficina disse...

Último comentário: 26/08 às 23:08. Comentário após esta data e horário não serão mais aceitos. Gilberto Cardim